Olá PessoAll (:
Sejam bem vindos ao meu blog!

Hoje o assunto é Arduíno, ihuuuuul \õ/

Quem me conhece Sabe que eu sou muito “boy dos programinhas”, mas nunca deixei de lado as 1001 aventuras de queimar fontes e memórias por ai fazendo manutenção de computadores, quando chegou a “grande hora” de escolher o curso da universidade quase não tive dúvidas, opTei por Engenharia de Computação (ao invés de Ciência da Computação) pq queria expandir ao máximo meus conhecimentos em computação.

Talvez não tenha sido uma decisão tão sábia, hoje em dia vejo mais hardware do que desejava ver (ossos do ofício, hahaha) mas numa dessas muitas aventuras no mundo Físico da computação me encontrei com o ArduíNo. SIM, FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA! E na verdade é o único jeito de se amar o arduíno, pq se você não ama de primeira, com certeza não vai amar quanto tiver montando todo o esquema de hardware “igualzinho ao que tem na net” mas sem conseguir fazer funcionar (Acredite, é mais comum do que parece!). Comecei a estudar mais arduíno que qualquer outra coisa e ainda bem que as consequências positivas foram maiores que as negativas, haahahah.

O amor pelo arduíno foi tamanho que eu coloquei na cabeça que iria fazer muita gente curtir o danado tanto quanto eu, daí surgiu a ideia de gravar uma série de vídeos explicando os processos de montagem e codificação de alguns projetos feitos com arduíno, comecei beeeem de leve fazendo o que chamam de Hello World do Arduíno (Fazer o led piscar, geralmente no pino 13 que é pra nem precisa ligar o led, hahaha =P) mas assim que acabei a gravação subestimei as pessoas que iriam assistir e disse: “Quer saber? isso tá fácil demais! vou fazer um semáforo interativo.”


PqNumFuncioooooona? #todosChora

Depois de gravar e enviar o vídeo, passado alguns dias fui dar uma “analyticzada”(se é que me entendem…) e vi que os vídeos tinham um público razoável, os números foram abaixo do esperado por mim, daí fui pesquisar  (coisa que eu devia ter feito antes de começar o projeto, mas não fiz ‘-’) e vi que tinha uma galera mais old no youtube fazendo algo muito parecido e com uma regularidade muito maior (coisa que a universidade não me deixa fazer, pq né…). Deixei o projeto “na gaveta” mas não retirei o primeiro vídeo na esperança de quem sabe um dia voltar a produzir esse material e até postar os projetos que eu tava desenvolvendo, dai acabei “congelando” muita coisa tb de arduíno por me envolver em outros projetos e a coisa apertou, mas em breve eu tô voltando e quem sabe até fazendo uns vídeos ai com observações e experiências legais no arduíno.

Depois desse Blábláblá gigantesco (não consigo escrever pouco nunca, vei :#), segue o vídeo pra vocês desfrutarem ai.

Se quiser fazer comentários e sugestões, só comentar aqui no post ou lá no link do youtube.
Precisando de materiais pra começar os estudos? fala comigo que eu disponibilizo tudo o que eu tenho aqui (;

E como bem fala a “filosofia arduíno”: Mãos a massa e do it yourself.

Até nosso próximo encontro (:
[]‘s
Allan Cleysson.